terça-feira, 30 de outubro de 2012

Roteiro para prova de Português - 7º Ano

Roteiro para prova de Português – professora Renata
Sétimos anos

Conteúdos:
·        
        Adjuntos adnominais
     Predicativo do sujeito
·      Verbos de ação e ligação
·      Adjuntos adverbiais
·      Tipos de sujeito
·      Livro paradidático: “O Doutor Ox”

     Imprima o roteiro abaixo, faça os exercícios com atenção e entregue à professora no dia da avaliativa

    Todos os alunos que tiveram a etiqueta de convocação ao plantão colada na agenda, comparecer, novamente, ao plantão para fazer o roteiro ou tirar as dúvidas acerca deste. Pedir para a plantonista vistar o seu roteiro.

Faça a análise sintática:

1) Identificando os tipos de sujeito
 2) Identificando os tipos de predicado
3)Identificando os predicativos do sujeito, se houver
4) Destacando os verbos e dizendo se são de ação ou ligação
5) Destacando os adjuntos adnominais que estão relacionados ao sujeito
6) Por fim, identifique os adjuntos adverbiais e classifique-os

Siga o exemplo do exercício número 1 para realizar os demais.

1. Aquele menino brincava ao entardecer com uma pipa.

*tipo de sujeito: simples (Aquele menino)
*tipo de predicado: verbal (brincava ao entardecer com uma pipa.)
*predicativo do sujeito: não há.
*verbo de ação ou ligação : brincava (ação)
*adjuntos adnominais que estão relacionados ao sujeito: Aquele
*adjuntos adverbiais: ao entardecer (tempo)

2. A criança ficou ferida.
3. O professor já corrigiu as provas.
4. Aquela mulher parece uma criança.
5. Ela está cansada.
6.  As taxas de juros continuam elevadas. 
7. O viajante caminhava pela estrada.
8. O ministro do Sítio anunciará um pacote de reajuste de impostos.
9. Lucas foi à Escola de carro.
10. Estou com uma vontade louca de comer bombom!
11. Chico está doente.
12.Carlos Drummond de Andrade é um poeta notável.
13. Viste o rosto pálido de Joana?
14. Ontem, ao entardecer, em Valinhos, nadamos muito na casa de Gabriel.
15. Há tempos que amo aquela garota.
16. A minha professora de português passa roteiros muito longos ao final dos trimestres.

Roteiro para prova de Português - 6º Ano

Roteiro para prova de Português – professora Renata
Sextos anos



Conteúdos:

·         Livro paradidático: “Caçadas de Pedrinho”
·         Sujeito e predicado
Roteiro ( entregar no dia da avaliação):
·         Fazer a atividade complementar da apostila 4 – págs. 81, 82, 83 e 84 (exercícios 1 a 14)
Todos os alunos que tiveram a etiqueta de convocação ao plantão colada na agenda, comparecer, novamente, ao plantão para fazer o roteiro ou tirar as dúvidas acerca deste. Pedir para a plantonista visitar o seu roteiro.

Luna Clara e Apolo Onze

Olá pessoal, 
a turma do sétimo ano escreveu narrativas lindas a partir da leitura de trechos do texto Luna Clara e Apolo Onze. Abaixo, segue a excelente narrativa de Sidnei X. N. Pires, 7º ano B, que teve como objetivo a criação de um final para a história criada por Adriana Falcão. 

Divirtam-se,
Renata Altenfelder  




Luna Clara e Apolo Onze (Adriana Falcão; Editora Salamandra)





Mas Luna Clara já ia longe, atrás da chuva, louca para se encontrar com Doravante.
O caminho era longo para Desatino do Sul, onde era tudo contrário de Desatino do Norte.
A chuva chovia, tudo era frio, molhado, ventava e seu nariz gelava.
A noite chegou, a chuva parou de chover e no céu no lugar da lua, haviam muitos pontos brilhantes.Eram estrelas, cometas e asteroides, alguns momentos duvidei da minha busca, algo naquele momento me fez pensar que meu pai Doravante havia regressado.
Pensei, "isso é coisa da minha cabeça".Vou continuar a minha busca.
Pela manhã a começou a chover, estava com frio, fome e vontade de dormir.Alguns passos a frente enxerguei uma palhoça e pedi ajuda.
A porta se abriu, eram o senhor Garibaldo e a senhora Joana Angelica.Pareciam estranhos é como se eu já os tivesse conhecido.Falavam baixo e vez por outra se acariciavam, enquanto faziam café.
Quanta ternura eu observei naqueles olhos verdes do senhor Garibaldo. Fiz uma viagem no tempo, juntei pedaços de elogios que minha mãe fazia, Doravante isso, Doravante aquilo e ia investigando um pai contado em vez de tido.
Será coincidência?Toda as descrições que tenho do meu pai, agora que estão identificadas no sr.Garibaldo?
Pena que minha mãe não me mostrou seu retrato.
Em Desatino do Sul a lua já não era mais sua amiga de verdade e Luna Lara não tinha mais vergonha de andar com seus passos, de falar com sua voz, de balançar seus cabelos, de ter
cabeça(para não atrapalhar a visão de quem estivesse atrás dela), de ocupar um lugar no espaço, e nem vergonha de existir.Sua timidez não existia mais.
Olhar para o céu não fazia mais parte de seu cotidiano.Os dias que estavam na casa de Garibaldo e Joana Angelica não foram de aventura, porque tudo era real e ela entendeu que Garibaldo era seu pai Doravante que deixou Desatino do Norte, para se casar com a senhora Joana Angelica em Desatino do Sul.





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Roteiro para prova de redação: 7º ano (prof. Renata Altenfelder)

Roteiro para prova de redação: 7º ano (prof. Renata Altenfelder)

Conteúdo:
·      Texto de opinião
Roteiro para entrega no dia da prova: (Imprima e entregue o roteiro solicitado no dia da prova. Caso ele atenda as exigências da professora, você terá uma nota extra advinda de seu roteiro de estudos)
·       Monte um texto em tópicos definindo as características do texto de opinião.
·       Leia os 3 três textos abaixo, grife os aspectos mais essenciais de cada um deles e resuma-os em até 3 parágrafos. Estes parágrafos deverão informar ao leitor o tema e o posicionamento do autor acerca da temática trabalhada no texto. (os textos que você lerá serão usados como subsídio teórico na sua prova de redação)

Título: A Internet é como você usa.
Um mundo onde a porta de entrada é um ícone. A chave para abri-la é um clic. Janelas abrem-se e você escolhe o destino. A decisão de ir ao paraíso, ou ao inferno é sua. Bem-vindo a internet.
Sem dúvida nenhuma, a internet é indispensável na vida moderna. A correria em que vivemos nos convida a praticidade. Por ela é possível fazer compras, pesquisas, viagens sem sair do lugar. As redes sociais nos possibilitam conversar com pessoas, postar fotos, divulgar notícias e campanhas, etc. O leque de opções é inesgotável. Mas por trás desse fantástico mundo de facilidades, existem muitos perigos. Não há nenhum tipo de segurança garantida. É nas redes sociais que estão às grandes ameaças. A total sensação de liberdade faz com que as pessoas exponham-se em demasia. Seja para se promover ou pela ideia de estar “falando pra ninguém”. A realidade é que fazem desses espaços verdadeiros diários compartilhados. Uma exposição exagerada poderá causar problemas indesejáveis e prejudiciais. Além disso, virar celebridade na internet é fácil. Qualquer bobagem que caia na rede ganha fama. O que resulta no elevado sentimento de gozo e de grandeza. Deixa-se, assim, muita gente escrava da internet. A vida social passa a ser um mero detalhe, insignificante.
A internet e as redes sociais são ótimas ferramentas de conhecimento e inclusão. O problema é que as pessoas não as aproveitam de maneira correta. Muitos sites disponibilizam cursos gratuitos. Dá para se profissionalizar sem gastar e sem sair do lugar. Há empresas que recebem currículo por e-mail e contratam funcionários analisando seus perfis na internet. Sites oferecem conteúdos educacionais e os portais de notícia garantem muito informação. Nas redes sociais você pode compartilhar seus gostos e interesse, sem se expor demais. E ainda, tietar seus ídolos. Usado com consciência e responsabilidade a internet pode ser muito prazerosa. Sem exagerar.
Quer se queira quer não, a internet tornou-se útil e necessária. Mas todo cuidado é pouco. Não podemos permitir que com ela nossa existência passe a ser artificial. O contato pessoal é preferível ao de uma máquina. Cabe a nós a escolha de fazermos dela um instrumento benéfico. Assim sendo, estaremos todos conectados.

Título: A sombra da rede
A Internet é uma rede de pessoas. Como na realidade, os usuários da Internet dialogam entre si, trocam dados, formam grupos; em suma, se relacionam socialmente. Entretanto, esse novo universo, através de seu fascínio, pode levar ao atrofiamento dos laços sociais de nosso cotidiano - leia-se, tudo aquilo que se encontre fora do ciberespaço.

Agora, o que exatamente motivaria alguém a abandonar vínculos com familiares, amigos, quiçá parceiros? A resposta é ampla, pois varia de acordo com a idade, gênero, classe social, etc. De qualquer maneira, peguemos o caso dos jovens. Esses, ao estarem na fase de formação de identidade, sentem-se fortemente atraídos pela possibilidade de poder colocar seus ‘’rostos’’ – geralmente alheios aos defeitos da realidade – no anonimato do espaço virtual. Jogos ‘’on-line’’, redes sociais e semelhantes são grandes vetores desse anseio juvenil e, pois, eventuais responsáveis pela alienação com o ‘’mundo real’’.

Contudo, tal fato não é regra. Existem aqueles que certamente são engolidos por sua persona virtual, mas também existem os que sabem equilibrar ambas as coisas. Essa diferença se dá, essencialmente, pela escolha humana. É a capacidade de decidir que faz X exagerar e Y se beneficiar e, pois, de determinar se a Internet onerará ou acrescentará as relações externas ao virtual.

Portanto, a Internet não é per si boa ou má; ela é, como toda ferramenta humana, um reflexo do uso que é dado a ela. Cabe apenas ao usuário direcioná-la, de preferência, a seu favor.


OS MALES DA INTERNET NA VIDA COTIDIANA
Desde que a internet se popularizou no final do século XX, o mundo mudou. Com ela surgiram muitas vantagens que melhoraram o dia-a-dia:

Rede de notícias 24 horas, o que acontece em um canto do mundo, em poucos minutos depois o mundo inteiro já está sabendo; acompanhar cenas de guerra no "front" de batalha ao vivo; realização de compras e saques bancários online (pela internet); "baixar" aquela música que você procurou durante sua vida inteira ou aquela que marcou sua infância e é impossível de achar em CD; ver seu pai, mãe, filho, filha, parente distante que não vê a anos através da webcam; enviar recados para outras pessoas sem precisar mais ir ao correio; criar a sua página pessoal mostrando seu trabalho, pensamento, ideias, etc... 

No entanto, tudo na vida tem vantagens e desvantagens, a internet não é nenhuma exceção. Como na vida real, a internet possui várias tentações que podem afetar alguém negativamente, principalmente se tratando da população jovem: crianças, adolescentes e jovens adultos, vítimas mais frequentes, vítimas dessa nova onda do mundo contemporâneo. 

Jogos online é uma febre entre esse público. Counter-Strike, Ragnarok, Ultima Online, Starcraft, Lineage II, Warcraft III são exemplos famosos de jogos que ocuparam boa parte da vida de muitos dos jovens dos dias de hoje. Por quê?

Quem nunca sonhou em ser um policial e acabar com a raça de traficantes perigosos? Viver o mundo fantástico de Guerra nas Estrelas, Harry Potter e Senhor dos Anéis? Ser por um dia um soldado em uma guerra moderna ou futurística? A internet hoje em dia permite que você realize essa fantasia com milhares de outras pessoas ao mesmo tempo, em um enorme e profundo mundo virtual. É muito legal mergulhar na sua fantasia dos sonhos, não é? E a vida real, como fica? 

Esse é o problema. É comum hoje em dia as pessoas dedicarem horas e mais horas jogando na internet, ignorando suas obrigações pessoais e esquecendo sua vida social, ao ponto de faltar aula e trabalho. Alguns jogos como Ragnarok por exemplo, no servidor oficial brasileiro, você precisa pagar uma taxa mensal para poder jogar. Apesar da restrição, o servidor possui uma enorme quantidade de membros jogando por dia, fazendo dele um dos jogos mais populares da internet brasileira. Outros chegam a gastar quase mil reais (dinheiro real!) para comprar de outra pessoa um item (equipamento) raríssimo, roupas e outros acessórios ligados a jogo, tudo para se fortalecer. 

Alguns jogos existem inclusive os chamados "clans" e "guildas". São grupos de pessoas de um mesmo jogo que juntos formam um time e passam a jogar quase sempre juntos ou colaborando entre si, dando um sentimento real de cooperação, como se fosse uma empresa de verdade. 

Jogos mais simples, sem a enorme profundidade como Ragnarok, Lineage II e World of Warcraft, como Warcraft III e Counter-Strike, a adrenalina e o sentimento de desafio, como um jogo de pôquer, sobe a cabeça do jogador, não fazendo-o saber a hora exata de parar. É muito comum pessoas gastarem rios de dinheiro nas lan houses, estabelecimentos comerciais de acesso à internet e jogos online. 

Muitas pessoas, estressadas com sua vida agitadíssima ou com sérios problemas pessoas e familiares são alvos fáceis dessa nova onda, uma fuga à realidade. Na realidade é apenas sofrimento, no mundo virtual a história é diferente. Como diz Don Corleone, é uma oferta que você não pode recusar. 

Além de jogos online, outro caso cada vez mais comum na internet é a existência de comunidades virtuais, os chamados fóruns. Existem milhões de fóruns hoje em dia na internet, com assuntos distintos. Alguns são diretamente ligados à empresas para esclarecimento de dúvidas, para troca de dúvida entre clientes, suporte online entre outros métodos profissionais. 

O mais comum no entanto é comunidade de fãs de determinado assunto. Filmes, desenhos, música, até de sexo. Muitas pessoas veem ali a chance de encontrar o grupo de amigos perfeito que não têm na vida real e/ou encontrar a sua garota dos sonhos. Você que, por exemplo, adora algo e o seu grupo de amigos detesta fazendo-o achar que está sozinho e sonhando um dia encontrar alguém para compartilhar seus gostos? A proposta é tentadora e muitos não resistem. Nesses casos, geralmente, se envolvem com pessoas desconhecidas e se afastam dos amigos reais e familiares para dedicar à vida aos recém descobertos "novos amigos". Muitos deles, no entanto, mudam drasticamente seu estilo de vida e, muitas vezes, são influenciados negativamente pelos mesmos, passando a desvalorizar os verdadeiros amigos e pessoas próximas. 

Programas e sites de comunicação online, como MSN Messenger, Orkut e ICQ, os mais famosos para exemplificar, são capazes de se comunicar instantaneamente com milhares de pessoas e são capazes de serem adicionados em uma lista de amigos escolhidos pelo usuário. É possível conversar simultaneamente com milhares de pessoas, amigos ou desconhecidos.

Tal capacidade de contato encanta muitas pessoas, fazendo-as ficarem presa no computador conversando horas e mais horas sem precisar perder seu tempo saindo de casa e/ou gastar dinheiro com condução. Novamente, não se sabe exatamente, no caso de um desconhecido, se a pessoa é de fato quem ela diz que é. Há casos famosos quando rapaz, por exemplo, combinou de se encontrar com uma garota, que ele não conhecia pelo MSN. Para sua surpresa, deu de cara com dois brutamontes e tomou uma grande surra... caiu no trote! 

Em outro caso, uma garota mandou uma foto mostrando ser uma bela loira de olhos azuis com um corpo escultural para outro rapaz pelo MSN. Encantado, o rapaz combinou que a receberia na rodoviária, ela morava em outra cidade. Para sua surpresa, ela não era nem de perto o que havia sido mostrado e, decepcionado, abandonou-a ali mesmo. 

Muitas pessoas, tão empolgadas com o programa, não saem um minuto da máquina. Isso afeta bastante os jovens principalmente, quando os pais querem ter uma conversa séria, o que eles ouvem é: "Espera estou ocupado! Depois eu falo" ou "Não enche o saco". Tornando-o rebelde e saindo do controle dos pais. A troca de amigos reais por amigos virtuais é um problema cada vez mais constante no dia-a-dia. Esse comportamento muitas vezes estimula a rebeldia, comportamento antissocial. 

Crimes online são fatos que aterrorizam muitas pessoas. É cada vez mais frequente as mensagens com vírus nos e-mails, que podem afetar perigosamente o seu computador. Receber "spams" (mensagens de propaganda desagradáveis que lotam as caixas de entrada de muita gente) é muito praticado e pouco punido. Golpes virtuais são também uma prática frequente do crime cibernético. É possível desviar dinheiro, pegar senhas de cartões de crédito, acessar informações sigilosas, tudo através da internet. O uso de programas chamados de "trojans", são meios eficientes para essas práticas criminosas, por isso é bom tomar cuidado com o que você recebe pelo MSN, ICQ, e-mail, qualquer programa de contato. 

Hackers são outros criminosos online, que já viraram tema de vários filmes e livros. Eles, usando técnicas e programas adequados, podem invadir determinado computador e roubar dados e arquivos preciosos. Conseguem também invadir o gerenciamento de uma determinada página online, podendo inclusive apagá-la por completo. A ação dos hackers se dá por causa da existência de um IP. O IP é, resumidamente, seu endereço em toda a rede online. Um ladrão para realizar um assalto precisa saber o endereço de sua vítima, certo? Na internet a situação é a mesma. Proteger seu IP é vital para evitar ataques de hackers. 

Sites populares na internet como Orkut e YouTube, o primeiro de relacionamentos e o segundo de vídeos, já viraram polêmica de grande repercussão. No Orkut, um site onde é possível se criar uma página pessoal, citando suas preferências, motivações e até mesmo suas aversões, pode-se adicionar todos os seus amigos que lá se encontram e manter contato frequente. Possível também adicionar comunidades de acordo com suas preferências. 

Nessas comunidades do Orkut, muitas delas fazem apologias racistas, criminosas e pornográficas. É comum encontrar "Eu fumo maconha", "Sou do comando vermelho", "Odeio negros" e "Transo muito bem". Já foram registrados inúmeros casos ligados a venda de drogas, encontro para brigas, para assassinatos, exploração sexual, conexão à pirataria e até mesmo a existência de páginas pessoais de criminosos procurados.. Todos fatos que já foram noticiados em jornais e revistas. 

A Internet hoje em dia é muito importante de fato e pode melhorar muito a vida de todos, como ao mesmo tempo, pode trazer malefícios. 


Yon Dourado é estudante de Jornalismo - UERJ. 

Roteiro para a prova de redação: 6º ano (prof. Renata Altenfelder)

Roteiro para a prova de redação: 6º ano (prof. Renata Altenfelder)

Conteúdo:
·        
          Notícia
Roteiro para entrega no dia da prova: (imprima o roteiro)
·         Leia as informações sobre o lide e os exemplos de lide. 
·         Grife, em cada exemplo de lead, as respostas para as perguntas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?".
·         Por fim,  leia a letra da música “Saudosa Maloca” e produza uma notícia que relate os acontecimentos citados na música . Não se esqueça de produzir um bom lead.

1) O que é lead?
lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao  leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente".
Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em "O Segredo da Pirâmide", o lead deve descrever a maior singularidade da notícia.
Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado.
O lead deve ser mais objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para exatidão, linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lead deva ser burocrático. O leitor ganha interesse pela notícia quando o lead é bem elaborado e coerente.

2) Exemplos de leads

* ’Alfa, Hotel e Eco’ - três números da linguagem cifrada usada pela polícia e transmitidos em código a todos os pontos da cidade - revelaram ontem, às 19h30, a existência de 185 mortos em conseqüência do mais trágico incêndio já ocorrido em São Paulo.
*A cada quinze minutos, mais ou menos, uma bala desce gritando e explode nesta cidade cercada, e outra meia dúzia de pessoas é morta ou ferida. Acontece dia e noite.
*Oito vezes Armstrong repetiu a lenta e dramática dança. De costas para a paisagem da noite lunar, com as mãos seguras na escada de sua águia metálica, procurava com os pés cada degrau da histórica descida. Então veio o último lance: às 23h56 de 20 de julho de 1969, Armstrong estendeu seu pé esquerdo, apalpou cuidadosamente o chão fino e poroso, pressionou-o depois com mais força e só então deixou-se ficar de pé na Lua. O grande e grotesco vulto branco, que horas antes decidiu antecipar o primeiro passeio de um homem na Lua - deveria ser às 3h16 da manhã de 21 de julho -, emocionou-se: o astronauta Armstrong era, a partir daquele instante, Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. (“Hoje, a lua é do homem”. Veja, edição histórica, julho, 1969)
*Um dos cinco homens presos na madrugada de sábado na tentativa de instalar escutas no quartel-general do Comitê Nacional Democrata é o coordenador de segurança assalariado do comitê pela reeleição do presidente Nixon. O suspeito, o ex-funcionário da CIA James W. McCord Jr., 53 anos, também tem um contrato à parte para prestar serviços de segurança para o Comitê Nacional Democrata, afirmou ontem o presidente nacional do Partido Republicano, Bob Dole.

3) Letra da música “Saudosa Maloca” (http://letras.mus.br/demonios-da-garoa/45444/)

  

Saudosa Maloca

Demônios da Garoa



Se o senhor não tá lembrado
Dá licença de contar
Ali onde agora está
Este "adifício arto"
Era uma casa "véia", um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construimos nossa "maloca"
Mas um dia
"nóis" nem pode se "alembrá"
Veio os "home" com as ferramenta
E o dono "mandô derrubá"
Peguemos todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
"Apreciá" a demolição
Que tristeza que "nóis" sentia
Cada táuba que caía
Doía no coração
Matogrosso quis gritar
Mas em cima eu falei
Os "home tá cá" razão
"nóis arranja" outro lugar
Só "se conformemo"
Quando o Joca falou
Deus dá o frio conforme o "cobertô"
E hoje "nós pega" a paia
Nas grama do jardim
E pra esquecer "nóis cantemos" assim:
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Roteiro 6º Ano

Roteiro 6º Ano - Avaliativa 2

Olá turma,
segue roteiro para Avaliativa 2 de português. Entregá-lo no dia da prova. Aos alunos que não obtiveram média na avaliativa 1, fazer o roteiro no plantão ou trazê-lo ao plantão para sanar as possíveis dúvidas.
Conteúdos:
Apostila 3
Capítulo sobre Preposições 
Apostila 4
Capítulo sobre conjunções

Fazer um fichamento de cada capítulo citado acima.Imprimir ou copiar os exercícios abaixo em folha avulsa para entrega:

PARTE I : PREPOSIÇÕES  E LOCUÇÕES PREPOSITIVAS
QUESTÃO 1 – Preencha os espaços com a preposição correta.

Novos abalos de terra fizeram sentir-se ____ São Francisco.
Os soldados agiram ____ violência.
João e Manuel vivem discutindo ____ si.
Estudo nesta escola ____ o ano passado.
Luto ____ uma terra melhor.

a) por, desde, a, com, de.
b) perante, desde, por, com, de.
c) por, desde, por, com, por.
d) em, com, entre, desde, por.

QUESTÃO 2 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:

a) sujeito
b) substantivo
c) conjunção
d) preposição

QUESTÃO 3 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos ligados por preposição são:
a) “amigos de João / modo de vestir”
b) “o seu modo / vestir”
c) “amigos / modo”
d) estranharam / vestir”

QUESTÃO 4 – Qual dos elementos a seguir está sendo ligado por preposição.

a) Esperou entusiasmado ser convocado.
b) João correu demais.
c) Esperou com entusiasmo aquele passeio.
d) Tenho esperanças!

QUESTÃO 5 – Analisando as questões 3 e 4, encontramos:

a) uma preposição
b) duas preposições
c) três preposições
d) quatro preposições

QUESTÃO 6 – Em qual das alternativas há preposição que está junta com um artigo?
a) A hora das refeições é sagrada.
b) Alguém passou por aqui.
c) É uma pessoa de valor.
d) Tive de agir "com cautela.

QUESTÃO 7 – As preposições são vocábulos que indicam circunstâncias diversas; indique o item abaixo em que a preposição destacada indica uma circunstância de forma correta, em relação ao texto em que está inserida é:

a) “Com apenas três anos,...”- companhia;
b) “Transpôs a cerca da fazenda de seu avô...”- posse;
c) “...perambulando e dormindo entre cobras...”- modo;
d) “...até ser encontrado...”- lugar;

QUESTÃO 8 – Julgue as afirmações
.
I – Em vez de ficar nervosa, procure por ela.
II – Deve estar em cima da mesa.
III – Sentou-se junto da irmã

Encontramos locução prepositiva em

a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas
d) I, II e III

9. Destaque as preposições utilizadas e identifique, dentre os valores semânticos apresentados
abaixo, o que corresponde à preposição utilizada em cada frase.
meio – causa – tempo – matéria – assunto – modo – companhia – oposição – instrumento - lugar
a) Protestou contra o veredicto. ______________________________
b) Moro em Belo Horizonte. ______________________________
c) Saiu durante a noite. ______________________________
d) Riu com cinismo. ______________________________
e) Venceremos pela inteligência. ______________________________
f) Tremia de frio. ______________________________
g) Recolheu do chão as caixas de papelão. ______________________________
h) Cortou-se com a navalha. ______________________________
i) Saiu com os amigos ontem à noite. ______________________________
j) Falavam de futebol todos os dias. ______________________________

10. Circule as preposições e sublinhe as locuções prepositivas.
a) Venho de terras distantes.
b) Fui à escola nos fim de semana.
c) Em cima da estante há uma pilha de livros.
d) Em vez de brincar, faça o trabalho.
e) A respeito das férias, conversaremos mais tarde.

PARTE II: CONJUNÇÕES

1) Preencha as lacunas com a(as) conjunção(ões) adequada(s).
a) Li _____ reli o livro. 

b) Estudei o assunto, __________ não entendi nada.
 

c) ______ você estuda ______ fica no computador.

d) Não saiu ______ limpou a casa.

e) _____ se atrasou, ________ perdeu o trem.

2) Identifique com um traço as conjunções.

a) Quando o enterro passou, os homens tiraram o chapéu
    
 
b)  Eu sou feliz porque tenho uma família.

c) Fiquei feliz, apesar de não receber o prêmio.

d) Caso você saia, feche a porta.

e) Conforme o tempo passava, mais ele se viciava.


3) Ligue as frases no exercício abaixo usando  conjunções ou locuções conjuntivas
1) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato.
2) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa.
3) Devolva-me o livro. Estou precisando dele.
4) Ele saiu. Eu cheguei.
5) O dia está agradável. Devemos aproveitar o dia.