segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coleção "A Turma dos Tigres"


 "A Turma dos Tigres" é formada por três adolescentes que adoram se meter em confusões. Estão sempre viajando pelo mundo, desvendando enigmas, prendendo bandidos e vivendo várias aventuras...

                 
"O Safári dos Monstros" (Thomas Brezima; Editora Ática; 74 páginas)

"Patrick, Lu e Gigi foram convidados para conhecer uma reserva de proteção animal. Quando eles foram andar de jipe com o João, Lu de repente viu algo que mais parecia um monstro. Então, a turma começa a investigar essas coisas, mas não conseguem nada. Aí, com a ajuda da polícia, eles pegam todos os monstros que, na verdade, eram só traficantes de animais..." (Leonardo Vendramel Momisso - 7º Ano B).

"Eu gostei desse livro porque é bem interessante, pois ele tem muitos personagens espertos, como a Lu, que foi a primeira a ver as coisas." (Leonardo Vendramel Momisso - 7º Ano B).



Coleção "Saber Horrível!"

"Incríveis Incas" (Coleção Saber Horrível; Terry Deary; Editora Melhoramentos)


Nem sempre agradamos a todos... ao mesmo tempo em que um mesmo livro é excepcional para alguns, para outros pode ser tedioso!




“Hoje li um livro em que o titulo é: Incríveis Incas. Seu autor Terry Deary sabe muito sobre incas e a editora Melhoramento é muito conhecida.                                                                                                                                                                    
Esse livro tem 10 capítulos. O primeiro conta que os incas intimidavam o povo a troca de favores. O segundo fala sobre os primeiros incas. Conta o tempo que o Peru existiu, conta também sobre a formação do império inca. O terceiro capítulo conta dos senhores lendários que falava das religiões e crenças. O quarto conta sobre os imperadores e seus impérios, como o Pachecuti, que foi morto por uma rocha. O quinto fala da roupa e do estado de vida dos incas. O sexto conta dos criminosos e da punição deles. O sétimo fala das conquistas obtidas por eles. O oitavo fala sobre os templos e construções dos incas. O nono fala dos seus deuses. E o décimo fala da morte dos imperadores.

Eu não gostei do livro, pois ele quase não tem conteúdo, pois é como um gibi. É sem graça e tedioso. Não tem um pingo de de ação ou aventura. De 0 a 10 eu daria 3,5.” (Victor Bergamo Antunes Pereira - 7º Ano B). 


E aí, quem mais leu? O que acharam?


"Espantosos Egípcios" (Coleção Saber Horrível; Terry Deary; Editora Melhoramentos)



"Li o livro Espantosos Egípcios, da editora Melhoramentos, escrito por por dois autores: Terry Deary e Pete Hepplewhite.

Este livro conta sobre os fatos mais incríveis sobre o Egito, das formas mais gozadas e divertidas possíveis! Sem tirar as perguntas..." (Leonardo Buzaneli Cristianini - 6º Ano A)


"Acabo achando que este livro é super engraçado, pois podemos saber mais sobre a cultura egípcia, de uma forma mais engraçada. Resumindo: quem gosta de livros engraçados, com fatos incríveis sobre o Egito, leia este livro!" (Leonardo Buzaneli Cristianini - 6º Ano A)




"Grandes Gregos" (Coleção Saber Horrível; Terry Deary; Editora Melhoramentos)       



"O livro Grandes Gregos foi escrito por Terry Deary e ilustrado por Martn Brown, a editora do livro é Melhoramentos.
Aprenda com o livro Grandes Gregos a história da Grécia, desde o cavalo de Tróia, até as comidas esquisitas dos espartanos. Descubra as manias e leis esquisitas de lá e faça  os testes de inteligência ou lógica, por exemplo. Você conhece a história do homem que comia os filhos? Um dia a mulher dele, cansada disso, fez ele comer uma pedra e não um bebê! Ele vomitou todos eles! Quer saber o que os bebês fizeram com ele? Leia o livro!" (Camila Mendes Domingues Mira - 6º Ano B)

"Eu achei esse livro muito legal, pois ele conta a história dos gregos da forma mais divertida e engraçada !!!" (Camila Mendes Domingues Mira - 6º Ano B)


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Robinson Crusoé


"Robinson Crusoé, escrito por Daniel Defoe, e publicado pela editora Compahia das Letrinhas, foi publicado pela primeira vez em 1998, na Grã Bretanha.
O livro conta a história de um homem que tinha o sonho de conhecer o mundo. Um dia, sem autorização de seus pais, Robinson Crosué sai em um navio com destino a Londres. Depois de uma terrível tempestade, ele vai parar em uma ilha perto do Caribe. Para sua própria sobrevivência, ele tem que se virar com o que há disponível em uma ilha deserta. (Aislan Pereira Filho - 7º Ano A)


"Em minha opinião, o livro retrata uma bela história de superação, pois a história conta desde o sonho de Crosué em conhecer o mundo, até a decepção de naufragar em uma ilha deserta. Mas ele não perdeu a esperança, sobreviveu e foi resgatado. É com certeza uma grande lição de vida!" (Aislan Pereira Filho - 7º Ano A)


Daniel Defoe

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

The 39 Clues


Coleção The 39 Clues
"O Ladrão de Espadas" (Peter Lerangis; Editora Ática)



"O Ladrão de Espadas conta a história de dois jovens que tentam desvendar segredos sobre o roubo de espadas e vivem várias aventuras tentando descobrir o verdadeiro ladrão das espadas." (Fransciny Costa Alves  7°ano A)




"Eu gostei bastante do texto porque tem muitas partes de aventura e ação, o que me chamou bastante a atenção. Por isso gostei muito do livro!" (Fransciny Costa Alves  7°ano A)


Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Ladr%C3%A3o_de_Espadas


O autor:
Peter Lerangis

Peter Lerangis (Nova York, 1955) é um escritor estadunidense premiado que publica títulos voltados ao público infantil e infanto-juvenil.
Peter Lerangis escreveu O Ladrão De Espadas (da série The 39 Clues, premiado pelo The New York Times), Viper's Nest A( também premiado pelo New York Times), o Clube de Teatro, série O Espião X, os Vigilantes da série, série Abracadabra, Antártida - aventura livro dois.

Saiba mais:

Capitão Cueca

                          "CAPITÃÃÃO CUECAAA!"

Dav Pilkey
Dav Pilkey criou suas primeiras histórias em quadrinhos quando frequentava o ensino fundamental. Em 1997 escreveu e ilustrou As Aventuras do Capitão Cueca, o primeiro volume de uma série que teve mais sete livros, e se tornou um grande sucesso em diversos países do mundo.
Com vários leitores assíduos em vários países, a colecção de livros consagrou Pilkey como um dos mais afamado escritores de livros infantis da literatura contemporânea...



Saiba mais: 


"As Aventuras do Super Bebê Fraldinha" (Jorge BeardHaroldo Hutchins Editora CosacNaify)


As Aventuras do Super Bebê Fraldinha

"As Aventuras do Super Bebê Fraldinha foi escrito por dois autores, chamados Jorge Beard e Haroldo Hutchins, e editado pela "CosacNaify''. Ele fala de um bebê que ganha super poderes e luta contra um vilão bem mal com a ajuda de um super cachorro, também com super poderes." (Fernanda Pasetto Corrêa - 7º Ano A)


"É muito legal esse livro, cheio de ação! E tem várias animações bem interessantes." (Fernanda Pasetto Corrêa - 7º Ano A)

Divirta-se com o Capitão Cueca! Acesse já:


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Que Haja a Escrita


"Que Haja a Escrita" (Luiz Antonio Aguiar; Editora Quinteto Editorial)


Que Haja a Escrita

"Que haja a Escrita" foi escrito por Luiz Antonio Aguiar e editado por Quinteto Editorial. Ele conta muitas histórias sobre como a escrita surgiu. Nessas histórias há muitos personagens, como dragões, reis, babuínos, egípcios e muito mais; Ela se passa em vários lugares, como: um campo, um deserto, uma cidade, etc." (Fernanda Pasetto Corrêa - 7º Ano A)




Luiz Antonio Aguiar
"Que Haja a Escrita" é um livro muito interessante e é bem educativo. Olhando a capa parece chato, mas não se julga o livro pela capa.” (Fernanda Pasetto Corrêa - 7º Ano A)



Judy Moody

Natal Superlegal
"Natal Superlegal" (Megan McDonald; Editora Salamandra)


"A história do livro fala que Chiclete, irmão da Judy, pede ao papai-noel, de natal, que nevasse em um lugar que não neva. Mas, de manhã cedo, no dia de Natal, Chiclete acorda cedo e vê que está nevando! Ele fica muito surpreso e feliz!" (Gabriela Shizuka Honda - 6º Ano A)

"Eu achei o livro muito legal, pois ele relata um natal bem divertido e aventureiro de uma família muito legal! Para mim, a parte mais emocionante foi quando começou a nevar na casa de Judy e Chiclete". (Gabriela Shizuka Honda - 6º Ano A)

                             
Megan McDonald

      Megan McDonald na Biblioteca Monteiro Lobato:


"Chiclete, o Incrível Garoto que Encolhe"
"Doutora Judy Moody"
"Judy Moody: A Volta ao Mundo em 8 1/2 Dias"
"Judy Moody Adivinha o Futuro"
"Judy Moody Declara Independência"
"Judy Moody na Universidade"
"Judy Moody quer a Fama!"
"Judy Moody Salva o Mundo!"
"Judy Moody, a Garota Detetive"
"Judy Moody de Bom Humor..."
"O Clube das Irmãs: Regra de Três"


"Chiclete: O Incrível Garoto que Encolhe" (Megan McDonald; Editora Salamandra)


"O livro Chiclete: O Incrível Garoto que Encolhe tem como autora Megan McDonald, e é ilustrado per Peter H. Reynolds. Pertence à editora Salamandra, tem 117 páginas e faz parte da coleção Judy Moody."

O livro conta a história do irmão mais novo de Judy, James Moody, apelidado de Chiclete. Judy sempre mede seu irmão de manhã e tem sempre o mesmo resultado 1,10m. Porém, certo dia, a fita métrica mede 1,09! Será que Chiclete está encolhendo?" (Sara de Oliveira Reis - 7º Ano B)


"Na minha opinião, o livro é muito bom, é engraçado e é uma leitura divertida. Também vale a pena ler os outros livros da coleção Judy Moody!" (Sara de Oliveira Reis - 7º Ano B)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Museu da Língua Portuguesa

Olá 6ºAno!

Eu disponibilizei o link do Museu da Língua Portuguesa (logo ao lado!). Deem uma olhada para entrarem no clima!

Beijos!
Carol.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Atenção 6º Ano A e B: a postagem referente ao centenário de Jorge Amado encontra-se logo abaixo. Foi postado no dia 10 de agosto. Lá vocês encontrarão informações sobre o autor e alguns links de pesquisa para realizarem o trabalho da professora Renata.

Bom trabalho!
Beijos,
Carol.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Furacão da Botocúndia

"O Furacão da Botocúndia"

Monteiro Lobato
 
(1882 - 1948)

Muitos o conhecem somente pelo tão famoso e apaixonante "Sítio do Picapau Amarelo". Porém, suas obras abrangem não somente a literatura infanto-juvenil... 
Conheça um pouco mais sobre o responsável da origem do nome de nossa Biblioteca: José Bento Monteiro Lobato...


"Um País se faz com Homens e Livros"


Biografia:

José Bento Monteiro Lobato nasceu a 18 de abril de 1882 — mas jurava de pé junto ter nascido em 1884 — na cidade de Taubaté.
Filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato, ele foi, além de inventor e maior escritor da literatura infanto-juvenil brasileira, um dos personagens mais interessantes da história recente desse país.
Cético, tinha como um de seus ditos preferidos o de "não acreditar em nada por achar tudo muito duvidoso". Porém, contrariando sua frase predileta, acreditou em muitas coisas durante sua vida e uma delas foi a indústria brasileira do livro, fundando, em 1918, a "Monteiro Lobato e Cia", a primeira editora brasileira...
... Grande parte da literatura de Monteiro Lobato sempre foi direcionada aos leitores pequeninos.
Produziu durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados ao público infantil. É um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo. 
Sua obra completa foi , em 1946, publicada pela Editora Brasiliense. Esta edição foi preparada e reformulada pelo próprio Monteiro Lobato, o qual, inclusive, reviu diversos de seus livros infantis...
... Monteiro Lobato morreu, vitimado por um derrame, às 4 horas da madrugada do dia 4 de julho de 1948, deixando um legado de personagens que ficarão para sempre impregnados nas retinas de todos aqueles que tiveram e que terão contato com as histórias do Jeca Tatu, do Saci, da Cuca, da boneca Emília, do Visconde de Sabugosa, da Narizinho, do Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, entre outros tantos que habitam as obras deste que foi conhecido como "O Furacão da Botocúndia".



“Nada de imitar seja lá quem for. Temos de ser nós mesmos. Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir”


O Sítio:
                                                                                                                                                                                                                                                
O Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro.
A obra tem atravessado gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira. O primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: EmíliaNarizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série.


Saiba mais: 

“A natureza criou o tapete sem fim que recobre a terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente.

Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Palavra é: Mistério...

A palavra é: MISTÉRIO...

Edgar Allan Poe


Para quem gosta de histórias de crime e mistério, aqui vai uma dica: 

Acessem o site e confiram os melhores contos do "fera": 

Jogos Vorazes



 "Jogos Vorazes" (Suzanne Collins; Editora Rocco)

Após uma guerra terrível, a América do Norte foi dividida em 13 Distritos, controlada pela Capital. Os Distritos resolveram se rebelar contra a Capital e o Distrito 13 foi destruído. Para mostrar que tem, e sempre terá, todo o poder, a Capital resolveu criar um reality show, onde 24 jovens, 2 de cada Distrito, são obrigados a lutar e sobreviver por conta própria em uma arena cheia de perigos e desafios, até que haja um só vitorioso. Katniss Everdeen foi corajosa ao se oferecer como tributo no lugar da irmã, mas até aonde Katniss irá para vencer nos Jogos Vorazes? 

“Eu achei o livro fantástico, pois, por trás da violência, há uma grande história e um pouco de romance. Quando acabava de ler um pouco do livro, ficava um tempo ainda pensando nele. Ficamos maravilhados com as reviravoltas e nos apaixonamos dos personagens. São três livros: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. Se você gosta de ler, vai gostar da trilogia de sucesso escrita por Suzanne Collins: Jogos Vorazes”. (Giovana Scannapieco Pêgas - 7º Ano B)



Quem é Suzanne Collins?




Suzanne Collins ( 10 de agosto de 1962) é uma escritora de literatura infantojuvenil norte-americana, conhecida pela triologia The Hunger Games que virou filme sob título homónimo em 2012.
Estudou na Escolas de Belas Artes de Alabama e fez drama e telecomunicações na Indiana University. Depois começou a trabalhar em programas infantis da Nickelodeon.
The Hunger Games, o primeiro livro da triologia, foi lançado em 14 de setembro de 2008, seguido por Catching Fire (Em Chamas, no Brasil e em Portugal) , publicado em 1 setembro de 2009, e Mockingjay(A Esperança, no Brasil e "A Revolta", em Portugal), publicado em 24 de agosto de 2010.

Saiba mais:


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

100 Anos de Jorge Amado

100 Anos de Jorge Amado


“A sorte me acompanha, tenho corpo fechado à inveja, a intriga não me amarra os pés, sou imune ao mau-olhado...”.

Jorge Amado
(1912 - 2001)

Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912  Salvador, 6 de agosto de2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões.


Jorge Amado e Zélia Gattai
Saiba mais:


 Logo que um novato entrava para os Capitães da Areia formava logo uma ideia ruim de Sem-Pernas. Porque ele logo botava um apelido, ria de um gesto, de uma frase do novato. Ridicularizava tudo. Era dos que mais brigavam. Tinha mesmo uma fama de malvado. Muitos do grupo não gostavam dele, mas aqueles que passavam por cima de tudo e se faziam seus amigos diziam que ele era um "sujeito bom". No mais fundo de seu coração ele tinha pena da desgraça de todos. E rindo, e ridicularizando, era que fugia da sua desgraça. Era como um remédio. No rosto do que rezava ia uma exaltação, qualquer coisa que ao primeiro momento o Sem-Pernas pensou que fosse alegria ou felicidade. Mas fitou o rosto do outro e achou que era uma expressão que não sabia definir. E pensou, contraindo seu rosto pequeno, que talvez por isso ele nunca tenha pensado em rezar, em se voltar para o céu. O que ele queria era fugir da sua angústia, que estrangulava. Mas o Sem-Pernas não compreendia que aquilo pudesse bastar. Ele queria uma coisa imediata, uma coisa que pusesse seu rosto sorridente e alegre, que o livrasse da necessidade de rir de todos e rir de tudo. Que o livrasse também daquela angústia, daquela vontade de chorar que o tomava nas noites de inverno. No bando, não tardou a se destacar porque sabia como ninguém como afetar a dor." (Trecho do livro Capitães da Areia, 1937)