segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Roteiro para a prova de redação: 6º ano (prof. Renata Altenfelder)

Roteiro para a prova de redação: 6º ano (prof. Renata Altenfelder)

Conteúdo:
·        
          Notícia
Roteiro para entrega no dia da prova: (imprima o roteiro)
·         Leia as informações sobre o lide e os exemplos de lide. 
·         Grife, em cada exemplo de lead, as respostas para as perguntas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?".
·         Por fim,  leia a letra da música “Saudosa Maloca” e produza uma notícia que relate os acontecimentos citados na música . Não se esqueça de produzir um bom lead.

1) O que é lead?
lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao  leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente".
Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em "O Segredo da Pirâmide", o lead deve descrever a maior singularidade da notícia.
Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado.
O lead deve ser mais objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para exatidão, linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lead deva ser burocrático. O leitor ganha interesse pela notícia quando o lead é bem elaborado e coerente.

2) Exemplos de leads

* ’Alfa, Hotel e Eco’ - três números da linguagem cifrada usada pela polícia e transmitidos em código a todos os pontos da cidade - revelaram ontem, às 19h30, a existência de 185 mortos em conseqüência do mais trágico incêndio já ocorrido em São Paulo.
*A cada quinze minutos, mais ou menos, uma bala desce gritando e explode nesta cidade cercada, e outra meia dúzia de pessoas é morta ou ferida. Acontece dia e noite.
*Oito vezes Armstrong repetiu a lenta e dramática dança. De costas para a paisagem da noite lunar, com as mãos seguras na escada de sua águia metálica, procurava com os pés cada degrau da histórica descida. Então veio o último lance: às 23h56 de 20 de julho de 1969, Armstrong estendeu seu pé esquerdo, apalpou cuidadosamente o chão fino e poroso, pressionou-o depois com mais força e só então deixou-se ficar de pé na Lua. O grande e grotesco vulto branco, que horas antes decidiu antecipar o primeiro passeio de um homem na Lua - deveria ser às 3h16 da manhã de 21 de julho -, emocionou-se: o astronauta Armstrong era, a partir daquele instante, Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. (“Hoje, a lua é do homem”. Veja, edição histórica, julho, 1969)
*Um dos cinco homens presos na madrugada de sábado na tentativa de instalar escutas no quartel-general do Comitê Nacional Democrata é o coordenador de segurança assalariado do comitê pela reeleição do presidente Nixon. O suspeito, o ex-funcionário da CIA James W. McCord Jr., 53 anos, também tem um contrato à parte para prestar serviços de segurança para o Comitê Nacional Democrata, afirmou ontem o presidente nacional do Partido Republicano, Bob Dole.

3) Letra da música “Saudosa Maloca” (http://letras.mus.br/demonios-da-garoa/45444/)

  

Saudosa Maloca

Demônios da Garoa



Se o senhor não tá lembrado
Dá licença de contar
Ali onde agora está
Este "adifício arto"
Era uma casa "véia", um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construimos nossa "maloca"
Mas um dia
"nóis" nem pode se "alembrá"
Veio os "home" com as ferramenta
E o dono "mandô derrubá"
Peguemos todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
"Apreciá" a demolição
Que tristeza que "nóis" sentia
Cada táuba que caía
Doía no coração
Matogrosso quis gritar
Mas em cima eu falei
Os "home tá cá" razão
"nóis arranja" outro lugar
Só "se conformemo"
Quando o Joca falou
Deus dá o frio conforme o "cobertô"
E hoje "nós pega" a paia
Nas grama do jardim
E pra esquecer "nóis cantemos" assim:
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida



3 comentários: