quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diário de Bordo: Museu da Língua Portuguesa - 6º Ano B

Olá turma,
Adorei ler os diários de bordo de todos vocês. Parece que o estudo do meio foi mesmo surpreendente. Fiquei contente ao saber que vocês adoraram o museu e o acharam um tanto original. Abaixo, a Carol inseriu as postagens da turma do sexto ano B sobre esse momento inesquecível que tivemos em São Paulo. Aguardem, na próxima semana, as postagens da turma do sexto A.
Professora Renata Altenfelder.

"Eu gostei muito do lugar onde apareciam imagens no teto e do Beco das Palavras, era muito legal quando apareciam coisas no teto, parecia que tinha objetos voadores no céu e vozes do além. No beco das palavras foi legal poder juntar sílabas para formar palavras e saber seu significado."

Beco das Palavras
   
"É um estudo do meio muito interessante, onde você pode brincar com as palavras, aprender de uma forma divertida, vendo vídeos interessantes em uma sala enorme, onde ao final você tem uma grande surpresa. Entrando atrás  do telão do filme, tem uma sala  enorme, onde passa um vídeo mais divertido e  tem um chão com frases muito bonitas. Vale muito apena, eu aprendi e meus amigos também." (Yasmin Kikuchi)

 


"Vou escrever uma curiosidade do incrível Museu da Língua Portuguesa.
Ele é simplesmente o único Museu do Mundo que fala  sobre uma língua de um certo lugar.
E eu tenho um comentário sobre ele:  é um  grande museu onde podemos nos inspirar e fazer algum trabalho ou algo do tipo sobre a nossa língua.
O museu mostra aos visitantes como a língua se formou,como surgiu e ainda mostra os grandes eventos que temos em nosso país e seus escritores famosos, conhecidos pelo mundo inteiro."
(Mateus Cavalcante de Sousa)




"O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu.
Curiosidades: ao contrário do que foi informado durante a sua inauguração, o Museu da Língua Portuguesa não é o primeiro museu linguístico dedicado a uma única língua em todo o mundo,existindo pelo menos um outro: o Museu da Língua Africâner, fundado em 1975 na África do Sul. A primeira exposição temporária do museu teve como atração a comemoração dos cinquenta anos do romance 'Grande Sertão:Veredas', de Guimarães Rosa, organizada pela diretora artística e cenógrafa Bia Lessa." (Caio Sandes Lourenço Miguel)




"O Museu da Língua Portuguesa é muito legal e repleto de tecnologia. Ele é aberto ao público.
No museu, há exposições de grandes artistas contando sua vida, seus sucessos.
Lá, aprendemos muito sobre artistas e conteúdos da escola. Foi muito divertido." (Guilherme Pires de Pontes)
  



"Nós  vimos que o Museu da Língua Portuguesa é um lugar lindo, para aqueles que adoram se divertir e viajar no passado. Vocês  sabiam que o Museu da  Língua Portuguesa foi feito noséculo 20  com uma arquitetura inglesa e foi inaugurada em 2004? O  museu tem instalações com computadores, e quando a pessoa os toca, pode ver o significado da palavra indicada. Há também duas  apresentações de 45 ou 30 minutos sobre como surgiu a língua . Tem  um painel explicando de onde vem a língua portuguesa, um jogo que você tem que combinar as palavras certas sem tocar na tela.
Se  você adoraria saber mais um pouco sobre como sua língua nasceu no mundo ,deveria ir ao Museu da Língua Portuguesa." (Duihanne Nathalie Montoni Leite)




"O Museu da L.P foi um bom estudo do meio . Aprendemos novas coisas, como:a origem da escrita, a origem das palavras, a origem do museu, seus fatos, seus acontecimentos, entre outros.
Também contamos com várias coisas da atualidade, como: lousas digitais, monitores com palavras, projeções, etc.
Uma coisa que eu adorei, foi no final do estudo, que fomos em uma sala que parecia um cinema, e assistimos um filme, falando da origem das palavras. Depois a parede que estava sendo projetado o filme se ergueu, e deu passagem para outra sala, onde ao redor das paredes estavam sendo projetados poemas sobre  palavras e  sobre o povo brasileiro.  
E eu também gostei de um lugar que tinha uma mesa que você colocava a mão e ia juntando as palavras, e, quando você  as juntava, nessa mesa aparecia um filminho falando dessa palavra. 
Pena que o esudo passou rápido! Mas valeu a pena conhecer esse grande lugar!!" (Matheus Ducatti Lidório)





"Achei o Museu da Língua Portuguesa muito interessante.Uma das coisas que mais gostei foram os aparelhos eletrônicos, como aquelas mesas que formam palavras, ou aquele cinema.Claro que aprendi mais que isso, mas o que mais me chamou a atenção e o que eu menos esperava que tivesse encontrado neste museu  foram os aparelhos eletrônicos." (Victor Bergamo Antunes Pereira)



"O Museu da Lingua Portuguesa, o lugar onde eu e minha turma fomos no estudo do meio, é um lugar muito, mas muito interessante, onde você encontra um corredor com uma tela gigante apresentando poemas, textos e cenas da cultura brasileira. Neste mesmo corredor, do lado direito, existem muitos quadros explicando como se formou a lingua portuguesa que conhecemos hoje desde o início. Lá mesmo, existem telas " touchs", onde  você clica nas palavras e elas mostram o que elas significam e de que parte elas veem do latim. Esta foi a melhor parte que eu vi no museu, realmente muito legal. Lá, também, tem uma sala cuja  tela mostra um filme rápido explicando de um jeito muito original como funciona e como se originou nossa língua. Quando acaba esse filme, a tela vira e nós podemos entrar em um espaço que mostra frases e poemas de grandes autores ou poetas brasileiros no teto dela.
 VALEU A PENA TER IDO!"
(Felipe Chaves Zillete)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário